Silvia Amaral de Mello Pinto

Silvia Amaral de Mello Pinto

Pedagoga / Psicopedagoga
MEC 9679

Sou Silvia Amaral e atendo em Psicopedagogia crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem, direcionando o meu olhar para o seu potencial. A possibilidade de mudança traz vitalidade e esperança a todos que chegam buscando ajuda.

Formada em Magistério, pela Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral (RJ), em 1967; e em Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula (RJ), em 1971, com especialização em Magistério e Administração Escolar. Especializou-se em Psicopedagogia, pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP), em 1989.

Desenvolveu trabalhos em escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro e São Paulo, como professora, nos níveis fundamental I e Ensino Médio (especialização em Magistério) e como orientadora e coordenadora de ensino fundamental. Lecionou em cursos de Pós-Graduação de Especialização em Psicopedagogia, como professora convidada.

Apresentou e continua apresentando trabalhos em Congressos Brasileiros nas áreas de Psicopedagogia.

Há 29 anos atua em clínica, como psicopedagoga e coordenadora de equipe multidisciplinar, primeiramente no CAD – Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento – de 1990 até novembro de 2006 – e desde 2006 até 2018, na Elipse – Clínica Multidisciplinar.

Foi Conselheira da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia – nas gestões 1999/2001, 2005/2007, 2008/2010 e 2011/2013; e Diretora Administrativa nas gestões 2002/2004 e 2005/2007. Foi membro da Comissão de Projetos Sociais desta Associação, nos quais prestou serviço voluntário, participando da elaboração, implantação, coordenação, supervisão, acompanhamento e avaliação dos referidos projetos. Desde 2015 associou-se à ABPp – Seção São Paulo, sendo convidada a assessorar a Diretoria no Projeto Social desta Seção, função que ocupou até 2019. É Conselheira da ABPp – Seção São Paulo, desde 2017, sendo reeleita para a gestão 2020/2022.

Atende crianças, jovens e adultos com problemas de aprendizagem. Estes podem se manifestar em diferentes áreas, como leitura, escrita e Matemática e através de diferentes sintomas, tais como falta de interesse, falta de organização e planejamento para estudar, falta de atenção e concentração, e dificuldade de coordenação motora, entre outros. Faz avaliação e intervenção dessas dificuldades e outras mais específicas como a Dislexia, a Discalculia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Trabalha na linha fenomenológica, ou seja, a partir do que o sujeito mostra, naquele momento, em sua totalidade biopsicossocial (o aqui e o agora). O enfoque é terapêutico, ultrapassando os limites de uma reeducação, considerando aspectos da subjetividade do sujeito, além dos dados objetivos revelados. Assim, o ponto de partida é o próprio interesse do indivíduo, aquilo que ele gosta e o que está preservado, traçando estratégias de ação que sejam significativas para ele. Desta forma, o trabalho se torna motivador, possibilitando o resgate das potencialidades deste sujeito, desenvolvendo a sua autoestima e a sua autoconfiança.

O trabalho é desenvolvido através de diferentes atividades artísticas, lúdicas, corporais e pedagógicas, com utilização de vários instrumentos como desenho; pintura; escultura; construção com diversos materiais; jogos de tabuleiro e computadorizados; dramatização e expressão corporal; exercícios de estimulação do raciocínio verbal e lógico; além do desenvolvimento da coordenação motora e estimulação dos diferentes sentidos (multissensorial).

Trabalha com a educação preventivamente, dando palestras e cursos de capacitação a pais, educadores e profissionais, sobre os mais diferentes assuntos em Psicopedagogia, principalmente dificuldades de aprendizagem e de comportamento, em geral, e específicas, como a Dislexia, a Discalculia e o TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade).

Dá assessoria a creches e escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Fornece supervisão do trabalho psicopedagógico a profissionais da área.