Luciana A. Mello Blumenthal

Luciana A. Mello Blumenthal

Psicóloga
CRP 06/73911

Sou Luciana Blumenthal e convido a olhar para dentro de si mesmo, buscando a compreensão não apenas de angústias e conflitos, mas a descoberta de um potencial criativo que permita transformar suas relações consigo mesmo, com o mundo e com o outro.

• Psicóloga formada pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
Especialista em Psicoterapia Junguiana, coligada a técnicas corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae;
• Formação em Terapia de Casal e Família pelo Núcleo de Casal e Família da SBPA – Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.

Trabalha como Psicóloga Clínica atendendo Crianças adolescentes e adultos, realizando:
Psicoterapia; Psicodiagnóstico; Orientação de pais; Orientação Profissional e Terapia de casal e família.

Utiliza a psicoterapia de abordagem Junguiana (ou Psicologia Analítica) tanto na perspectiva individual quanto na relacional (casal e família). Esta abordagem vê o ser humano como um todo (mente mais corpo; consciência mais inconsciente), em constante desenvolvimento ao longo de toda a vida.

Cada um de nós representa um todo biopsicossocial, que se desenvolve através da constante interrelação com o meio -família, escola, trabalho, sociedade. Alterações no equilíbrio interno do indivíduo ou no meio em que vive são capazes de produzir sintomas psíquicos e o desequilíbrio de um membro pode desencadear mudanças no equilíbrio do sistema familiar e até nos grupos sociais nos quais o indivíduo convive. Desta forma, mais do que a causa, busca-se a finalidade do sintoma, ou seja, ele nos ajuda a compreender aspectos de nossa totalidade que estão sendo negligenciados.

A partir desta visão do sintoma, ele funciona como um alerta de que algo está errado. Assim, dificuldades escolares, de relacionamento ou comportamento; stress, depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, adoecimento frequente ou doença crônica, entre outros sintomas, vêm mostrar que saímos deste equilíbrio. A psicoterapia tenta restabelecê-lo utilizando-se para isso de várias estratégias.

De acordo com as necessidades e desejos de cada paciente, são utilizadas técnicas que facilitem a expressão das imagens inconscientes, trazendo uma ampliação da consciência e melhor compreensão da sua psicodinâmica, recursos e conflitos. São elas: trabalho verbal (conversas), análise de sonhos, técnicas artísticas (argila, pintura entre outras), lúdicas, trabalho corporal (técnicas de relaxamento ou que propiciem uma maior consciência corporal) e, finalmente, a técnica da caixa de areia ou Sandplay que consiste na livre utilização de uma caixa de areia e uma série de miniaturas a fim de compor uma cena que expresse o mundo do indivíduo em um dado momento. Aquilo que é expresso pelo paciente pode então ser trabalhado em parceria com a psicoterapeuta, visando um contato maior consigo mesmo, promovendo novamente o equilíbrio perdido.

No trabalho com crianças e adolescentes, o contato com os pais e escola incluindo sessões de orientação familiar, é ainda mais importante, já que suas questões estão intimamente ligadas à relação com a família e, em muitos casos, também com o ambiente escolar. Além disso, nestes casos, a realização de um psicodiagnóstico antes do início do processo de Psicoterapia é essencial , já que assim o psicoterapeuta é capaz de compreender de maneira mais profunda o que está acontecendo com aquela criança ou adolescente, podendo estabelecer suas metas de trabalho, e orientar de maneira mais precisa os pais e a escola.

De acordo com cada caso, pode-se indicar psicoterapia individual ou familiar e, por vezes, é necessário mesmo em uma psicoterapia individual, trabalhar pontualmente questões, conflitos ou dificuldades de comunicação em algumas sessões em conjunto com os familiares mais próximos como cônjuge, pais, irmãos, etc…

O processo de Orientação Profissional, também chamado por muitos de Orientação Vocacional é destinado tanto a adolescentes que desejem ajuda para realizar a primeira escolha profissional, quanto aos adultos que necessitem rever os rumos de sua vida profissional.