Avaliação da Percepção Visual

Avaliação da Percepção Visual

A percepção visual é uma das habilidades requisitadas na leitura e escrita, assim como a percepção auditiva. No ato de ler usamos duas rotas: a rota lexical, que depende da percepção visual e a rota fonológica, que utiliza a percepção auditiva.

Ter uma boa audição e uma boa acuidade visual não é o suficiente, é necessário que o nosso cérebro saiba processar todas essas informações recebidas pelos órgãos sensoriais.

A percepção visual é composta por um conjunto de habilidades como a discriminação visual, memória sequencial, figura e fundo, constância da forma, fechamento e organização espacial. Quando alguma destas habilidades está prejudicada, a criança pode apresentar dificuldade no processo de leitura e escrita.

Alguns sinais podem ser indicativos de que existem alterações de percepção visual, são eles: pular linhas e palavras durante a leitura, perder-se no meio de uma página, trocar letras parecidas na sua forma como, por exemplo, p e q; inverter letras e números de forma persistente até o período de pós-alfabetização ter dificuldades para interpretar mapas e gráficos, confundir símbolos de operações aritméticas, dificuldade e lentidão na cópia entre outros sintomas.

Fazer uma avaliação da percepção visual é muito importante, pois diante das informações obtidas no teste é possível oferecer para a criança estímulos adequados para desenvolver melhor as habilidades da percepção visual que estão deficitárias e dificultando a leitura e a escrita.